CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Memórias de uma Gueixa - Artur Golden

Dica de leitura: Memórias de uma Gueixa – Arthur Golden
Imaginei que pareceria um pouco de egoísmo da minha parte indicar e comentar esse livro, já que sou fascinada pela cultura japonesa de uma forma geral. Ainda que eu seja suspeita pra falar, insisto: é muito interessante, pra quem gosta do Oriente amar ainda mais, e pra quem não gosta aprender a admirar. Pois além de ser um mergulho na cultura japonesa, o livro ainda traz uma história que prende e nos traga até o final.
Começamos com a infância da pequena Chiyo, que vive com sua família numa humilde aldeia de pescadores. Sua mãe adoece e seu pai é muito velho, e acaba convencido de vender suas únicas filhas, pois sabe que logo elas estarão totalmente sós no mundo. As meninas são separadas uma da outra e Chiyo é levada a um distrito de gueixas em Kioto, para trabalhar como criada e ser treinada para ser uma gueixa quando crescer. (Só pra esclarecer, gueixas não são prostitutas, como muita gente pensa)
Porém, em seu okyia (onde vivem as gueixas) Chiyo é marcada pela bela Hatsumomo, uma das mais bem-sucedidas da região, que passa boa parte do tempo fazendo da vida da menina um inferno.
O desespero por sair daquela vida é tão intenso que Chiyo acaba tentando fugir. Porém, não obteve sucesso, e acabou perdendo para sempre suas chances de ser gueixa, como castigo. Ou seja, seria criada a vida inteira.
Por sorte, talvez, os incomuns olhos acinzentados de Chiyo chamaram a atenção de outra grande gueixa, Mameha – maior rival de Hatsumomo. Mameha então convence a "dona" de Chiyo a deixar que treinasse a menina, para que se tornasse gueixa.
Após anos de treinamento Chyio mudou seu nome para Sayuri, seu nome de gueixa, e tornou-se muito bem-sucedida para sua pouca idade.
Isso dura até que a Segunda Guerra Mundial – que ainda na infância de Sayuri, já assolava grande parte do Japão – leva ao fechamento de todos os distritos de gueixas, e todas as moças tiveram que arranjar outros meios de sobreviver.
Após o fim da guerra, Sayuri pôde voltar a trabalhar como gueixa, recuperou amizades antigas e a esperança de ter o homem que sempre desejou...
Drama, um pouco de romance e tensão que grudam seus olhos no livro, e você só fica satisfeito ao terminar.
Em 2005 "Memórias de uma Gueixa" virou filme, e foi muito criticado por ter colocado atrizes chinesas interpretando japonesas. Ainda assim, faturou três Oscars.

Fernanda Martos

Tanto no livro quanto no filme, a história ira lhe fascinar!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha só eu tb sou viciado..
temos algo em comum..


Juan C.

Naga Riddle disse...

Eu praticamente amodolo o filme.. não tive a oportunidade de ler o livro ainda.. mas certamente o farei

thanks for the tip!
bjundas!

Anônimo disse...

NÃO LI O LIVRO MAS AMEI O FILME!!!!
É LINDO,TRISTE E ELA É A ÚNICA JAPA BONITA.....KKKKKKKKKKKKK
BRINCADEIRAS A PARTE, VALE MUITO A PENA!!!!!!

Unknown disse...

Estou na metade ainda do livro. E Grudei. Mais alguns dias, acabo. Maravilhoso.