CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Hitler, Quem?

V0cê se lembra do Hitler? Sim, Adolf Hitler. Era um austríaco baixinho, de bigode marcante e gostava de conduzir as massas. Não lembra mesmo? Aquele obcecado pelo poder, que foi rejeitado pela Acadêmia de Artes de Viena quando jovem. Matou um monte de gente. Aquele! Isso!
Este diálogo poderá acontecer em breve, daqui alguns anos, mas ao que tudo indica algumas questões da história podem ser forçadas a desaparecer em breve.
Comecei a refletir sobre isso quando li uma reportagem mostrando a polêmica em torno da republicação do livro ¨Minha Vida¨, escrito por Hitler durante a prisão.
A obra foi proibida na Alemanha em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A proposta de muitos intectuais é que o livro seja impresso novamente, mas com comentários críticos sobre o ditador e suas reflexões. Outros, porém, defendem o veto completo a publicação.
Eu não vivi o nazismo e seria muita pretenção dizer o que é certo ou errado nesse caso, mas sei que as manifestações neonazistas vêm crescendo a cada ano na Alemanha independente de ¨Minha Luta¨ circular de forma legal.
Apagar ou negar uma parte da história não é suficiente para evitar que aconteçam novos conflitos.

Wanderley Cerqueira Dias

7 comentários:

Karla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Naga Riddle disse...

De fato meu querido marujo deste meu grande navio
O maior erro dos dias de hoje é negar as informações passadas...
Afinal não aprendemos com os nossos erros?!
e se vc não sabe o qual foi e q o ocasionou a chanse de se errar novamente é enorme!
Negar a historia é crime..
eu sou a favor da todal informação q a midia possa passar!!!

XD

Naga Riddle

amenibanca disse...

Boa matéria.

Na minha opinião ele foi um assassino, porem foi muito inteligente. Isso não possso negar.
Eu não sei o que é pior, proibir o livro ou fazer os comentários, pois sem a publucação está assim, com manisfestações...imaginem quem é a favor de Hitler e ler os comenários criticos...eai é que dana tudo mesmo.
Acho que assim...a historiaé feita paraser contada, independente se ela é feliz ou não...comédia ou drama...real ou ficticia...
E nós jornalistas estamos aki para mostra-las.

Novamente parabens

Anônimo disse...

nossa esse cara me da arrepios!
Serio mesmo.. inteligente? MTO!
Mas utilizou com o proposito errado de maniera errada!

Ruda (parana)

Naga Riddle disse...

Que bixnha vc Ruda!!!
tem arrepios!
Vira maxo muleke!!!
saushaush

XD

csanthyago disse...

aqui em curitiba, existe 6 cópias desse livro na biblioteca. todas elas nunca estão disponiveis, porque sempre stão com alguém. não sei se é interesse pela história ou são pessoas atraidas pelo estilo de hitler, mas não acredito que seja uma leitura agradável de se fazer. mas no fim de tudo, é só um livro, ele só faria mal nas mão de pessoas que são influenciáveis. é como um livro de RPG, daqueles que falam que apostam a familia. a maioria acredita que o jogo seja só pra isso, sem saber mais informações sobre a verdade. no meu caso, prefiro esperar que esse livro caia em minhas mãos para tirar alguma conclusão disso.
até mais

Unknown disse...

história é história, o que aconteeu já aconteceu e nada vai apagar certo ? A divulgação dos fatos não pode ser impedida e nem negada. Isto não muda o rumo das coisas pois para uns servirá como alerta, para outros como conscientização para algo melhor e infelizmente, para outros, como um modelo e exemplo comportamental.