CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Por onde começar?

Em diversos momentos de nossa vida, longos ou curtos, nos vemos sem praticamente nenhum objetivo. Tudo está andando conforme o planejado: a faculdade, o trabalho, o amor, os amigos... Então sentimos falta de alguma coisa. O quê? Se já está tudo certo, o que falta?
Numa daquelas aulas chatas de filosofia do colégio, certa vez despertei de um cochilo e dirigi minha atenção ao que meu professor falava. Grande professor Wilian, também dava aula de História, Psicologia e Sociologia. Era um excelente professor, embora eu, como todo adolescente, na época o considerava o mais chato. Nesta aula em questão, ele palestrava sobre a razão do ser humano viver. Pelo que somos movidos?
Somos movidos por objetivos (sonhos, se preferir). Quando o professor disse isso à turma, dava pra perceber que ele adorava mesmo lecionar. E não só aquela vez, mas inúmeras. Ele sempre fazia algum suspense sobre alguma data histórica, para no final nos "revelar" algum acontecimento com um brilho nos olhos. Quando algum aluno ia tirar alguma dúvida com ele, ele adorava explicar e ter certeza que o aluno aprendeu. Lamento hoje não ter tentado sanar nenhuma dúvida com ele; eu era um péssimo aluno, copiador nato de lições de casa, e só no final do último ano letivo que percebi que podia ter aprendido bem mais com ele.
E até hoje, de vez em quando, penso naquela aula, uma das únicas na qual prestei atenção. E de tempos em tempos me pergunto:
"Qual é o meu objetivo no momento?"
No fundo, todos sabemos que não nos contentamos com pouco. No fundo, sempre temos que reorganizar nossas idéias, traçar novas metas e exigir mais e mais de nossas capacidades. Nunca iremos saber se temos vidas longas ou curtas. Portanto, mais do que ter apenas um único objetivo (que, invariavelmente, é buscar a felicidade, seja lá o que felicidade signifique para cada um), criamos de tempos em tempos objetivos menores, que nos levam ao maior. Um carro, uma casa, um alguém.
Menores e com variedades infinitas, mas não menos importantes, são nossos objetivos diários. Aquela pergunta, no fundo do seu ser, todo dia quando você acorda:
"Qual é o meu objetivo hoje?"
Saber cuidar dos sonhos de longo, médio e curto prazo é fator fundamental em nossa caminhada. Assim como meu professor, espero estar escolhendo sempre meus melhores sonhos. E você? Cochilando ou tornando realidade?

Felipe Augusto

6 comentários:

Unknown disse...

"ql é o meu objetivo de hoje"
Gostei!!!
o.O

Wanderley Cerqueira disse...

Lendo esta matéria, tenho a impressão que a correria que se estabeleceu no dia a dia levam as pessoas a mesmice, sem objetivo algum. Viver um dia após o outro e no final do mês receber o salário, talvez seja o objetivo da maioria.
Parabéns pela matéria!!

amenibanca disse...

Excelente matéria...engraçado como estava pensando realmente niso hj quando acordei...caiu como uma luva. MEu grande objetivo é ser feliz como escreveu, mas meu pequeno é no momento conseguir pagar minha facul sozinha...
Acho q quem estuda ese tmb é o objetivo.

Bjos Lia

Anônimo disse...

Em 1° lugar PARABENS Fê!
Achei o texto ótimo, agradavel aos olhos e a mente, nada cansativo.
Quanto a reflexão que você deixou para nós leitores, devo dizer por mim, que meu objetivo diário é ser feliz (nos critérios q tenho de felicidade), afinal estudar, trabalhar, ter um alguém não significa promessa de um futuro feliz...Acredito que a felicidade esta em cada dia que vivemos, nos pequenos gestos que nos proporcionam grandes momentos, por isso evito que o estresse tome conta de mim, seja qual for o motivo, afinal, não sabemos o que nos espera no dia seguinte...!
É preciso fazer valer a pena até as adversidades com que nos deparamos diariamente.

Deixo aqui minha opnião sobre o objetivo diário e o parabenizo mais uma vez por este belo texto..Ahhh..e não posso esquecer...parabens pelo Blog galera...ta mto legal!!!

Bjs*

Pri Ribeiro

Naga Riddle disse...

Pois eh marujo,
vc conseguiu fazer ate a capitã aqui pensar?!!Oo
sei estranho..aushauh
Mas falando serio agora
Posso dizer que sou uma pessoa de objetivos.. mas a minha maior dificuldade hoje em dia e faze-los em uma ordem cronologica, ou ao menos em uma ordem que se de para entender!
Dificil eu sei...

Qual é o seu objetivo?
Cada um faz sua opção!

Naga Riddle

Anônimo disse...

Vlw pelos comentários pessoal!

=]