CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Um pouco da velharia, ou melhor, HISTÓRIA da Cuba Livre.

Cê sabem de onde veio a história de beber Rum com Coca?Não?Noob.
Eu explico.O rum é uma bebida já antiga. Você sabe, ao menos, o que é escorbuto?
A falta de vitamina C causa coisas nojentas, como gengiva sangrando pra tudo que é lado, inflamações na língua e feridas podres que não cicatrizam. Cê ia querer isso?Pois é, os piratas também não.Para evitar o escorbuto e ficar bem na frente das gordinhas, os piratas sempre tinham estoque de rum nos navios.
E o negócio era bom, véi! Ajudava a combater o frio, suportar as dores de cansaço (algumas viagens duravam anos!) e até o filhodaputado capitão.
Agora, quanto à mistura com Coca-Cola, há várias versões. Conforme a Bacardi, a Cubalibre em si nasceu no meio de uma batalha entre EUA e Espanha, quando um capitão entrou num bar, pediu Rum and Coke in The Ice And Lime e bebeu essa mistura com tanto prazer que isso despertou o interesse dos soldados ao seu redor.
Todo mundo no buteco pediu a mesma coisa, por curiosidade, e um deles quis fazer um brinde à recém-livre Cuba.Eu até achei a história bonitinha e tudo, mas não parece invenção de publicitário americano?Pois é, daí que tem um furo no conto de fadas. O furo? Isso foi em 1898, e parece que a Coca-Cola só foi exportada para Cuba a partir de 1900.
Bem, a Havana Club (marca de rum do caralho, cê TEM que conhecer!) diz que a origem exata da bebida não pode ser precisa. Óbvio! Afinal, você documentaria se inventasse uma bebida? Eu não documentei, e a minha caipi-vodka-vinho faz um puta sucesso.
O que é certo é que, DUH, foi em Cuba e aconteceu ali por 1900. Depois disso, virou mania global e hoje se tornou a bebida mais conhecida que existe.
Isso gerou, inclusive, vários modos de chamar a bebida. Rum and Coke na Austrália, Lou Bega no Reino Unido, Ron-Cola na Espanha e, o que eu achei mais divertido, Baco (Bacardi and Coke) na Holanda.Tinha que ser a Holanda, livre comércio narcótico, para criar uma referência ao Deus Baco e largá-la em algo tão legal quando Cubalibre.Receita para fazer, não existe.
Existe indicação, seu noob. Eu vou dar a minha e você que deixe do seu jeito (percebeu a genialidade? É um drink tão foda que cada um tem o seu jeito de fazer. Para mim, caipirinha e Cuba Libre foram inventados pelos DEUSES e largados aqui, para a alegria de todo bêbado).Onde eu estava, mesmo?
Ah, é. Encha seu copo (ou taça, seu tanga!) com uns 2/3 de Coca-Cola, um pouquinho menos. Esprema meio limão, vá completando aos poucos com o rum até ficar no nível de álcool de seu agrado. Gelo à vontade e, se quiser, pode colocar uma fatiazinha de limão na borda do copinho, que eu sei que você está com vontade.


Manuela Fonseca
(Floripa)

6 comentários:

Anônimo disse...

Mas que que é isso
Agora tem pessoas ate de outros estados!
Mto bem capitã!
E manuela adorei a materia.. caramba meu, vc fez toda uma pesquisa historica

Ruda(Parana)

Anônimo disse...

Vou ate pegar um copo agora e fazer esta mistura!
só pq é recomendação de gaucha..
heheheh


Lucas Z.

Anônimo disse...

GAAAH Saiu!
Valeu, pessoas! =) Vou até beber Rum com Coca agora (que os "ingredientes" nunca faltam aqui em casa) em comemoração!

amenibanca disse...

Depois dessa história deu até vonta de de beber rum com coca.
Manu...parabens pela matéria e seja bem vinda a escrever qdo quiser.
Viva ao RUM COM COCA

Bjundas

Naga Riddle disse...

Maruja
mas olh asó que coisa nova!
viu ate o pessoal notou ja a qualidade do negocio aqui !
tem ate pessoas de outros estados.. mas no dia 18 de outubro vcs terão a oportunidade de ver a diretoria e o pessoal dos outros estados aqui na festa de inauguração..
agora chega de bla bla bla
e me v~e o rum com coca ae!
orrô!

Naga Riddle

Anônimo disse...

amaaaay Manu!parabens!! :]

logo mais nos vemos!


beeejo da paulista!